Branding: Criação de Marca na Saúde
A marca colabora para a melhoria da imagem da empresa, para o aumento de vendas e para o sucesso do lançamento de novos produtos e serviços.
Marca é uma conexão simbólica construída entre uma empresa ou pessoa e sua oferta para outras pessoas.
Tem o propósito de identificar bens ou serviços para diferenciá-los de seus concorrentes.
O modo como a marca é percebida afeta o seu sucesso e agrega valor para os negócios.
A marca é um dos ativos mais valiosos de uma empresa, capaz de criar desejos, moldar experiências e motivar vínculos positivos com as pessoas.
A percepção de uma marca vai muito além da sua identidade visual, uma vez que abrange toda a experiência que um indivíduo teve com a marca.
Em um mercado cada vez mais disputado como o da saúde, faz-se necessário construir uma marca forte, sólida e competitiva, que alcance não apenas os objetivos comerciais, mas também que conquiste a mente do consumidor.
Marca é a personalidade de uma empresa ou pessoa
Criando uma Marca forte no segmento da Saúde
Na LuMateus Marketing Saúde & Educação entendemos que o processo de branding ou criação de marca mudou, sobretudo em razão das mídias digitais.
Trabalhamos a criação e o desenvolvimento de Marcas em 3 etapas:
Etapa 1: Criação ou desenvolvimento da identidade conceitual da marca, ou seja, a razão de ser da empresa ou profissional - quem é e aonde quer chegar
Etapa 2: Criação da identidade física da marca, ou seja, as características visuais, como nome, logotipo, cores, símbolos, etc.
Etapa 3: Impressão da identidade da marca em cada ponto de contato com o público (meios físicos e digitais).
o processo de criação de marca para ser eficiente precisa abranger a comunicação assertiva em vias tradicionais, digitais e em todos os pontos de contato com o público
Qual a importância do ponto de contato com o público?
Cada ponto de contato é uma oportunidade para aumentar a consciência da marca e promover a fidelidade do cliente.
Podemos definir como ponto de contato um telefonema, uma resposta no whatsapp, site, newsletters, receituários timbrados, embalagens, propagandas, mídias sociais, blogs, mala direta, funcionários, consultas médicas, exames, consultório e clínicas, etc.
O logotipo pode tornar a sua marca reconhecível, mas é a experiência do usuário com a sua marca que definirá como você será lembrado.
Marca Pessoal ou Personal Branding para Profissionais da Saúde
Ter uma marca pessoal hoje é fundamental, seja você um médico executivo, um psicólogo, um terapeuta iniciando seu consultório ou um representante de vendas de produtos naturais.
Vivemos numa economia global, em que mudar de emprego e empreender é comum. Ser definido por um cargo ou profissão é uma visão limitada, pois ambos podem deixar de existir ou se transformar muito rapidamente.
A construção de uma marca pessoal de alto valor é a administração e potencialização da sua imagem nos contextos presencial e digital, com finalidade de aumentar a sua visibilidade, reputação e valorização no mercado.
Construir a sua marca significa projetar para os clientes as suas qualidades em potencial através de uma mensagem clara, evidenciando seus melhores atributos.
Ao desenvolver a sua marca pessoal você irá se diferenciar positivamente, sendo visto como uma autoridade, em meio aos profissionais do mesmo segmento. Você estará educando o mercado a respeito do seu valor.
Como a LuMateus Marketing Saúde & Educação trabalha o desenvolvimento de Marca Pessoal de Profissionais da Saúde?
Trabalharemos conceito, atributos e imagem, em 4 etapas:
Etapa 1: Fase diagnóstica, onde o objetivo será transformar seus talentos, habilidades e competências nos diferenciais da sua marca, a fim de direcionar todos os esforços de construção de imagem.
Etapa 2: Definição do posicionamento e audiência. Quanto mais singular o posicionamento, mais protegido você estará dos concorrentes e mais estreita será a conexão com seu público.
Etapa 3: Criar a sua identidade online e construir a plataforma da sua marca, ou seja, definição de temáticas, mídias e tecnologias de distribuição de conteúdo.
Etapa 4: Gerenciamento da marca, com a finalidade de agregar cada vez mais valor à sua carreira, a partir de todos os sinais que são continuamente emitidos, através dos nossos comportamentos, dos símbolos pessoais, das postagens nas mídias digitais, da aparência e das interações.